Comando da Polícia Militar de Rondônia acompanha formaturas dos novos Sargentos no interior do Estado

46

Comando da Polícia Militar de Rondônia acompanha formaturas dos novos Sargentos no interior do Estado

O Comando da Polícia Militar de Rondônia continuou acompanhando a sequência de formaturas do Curso de Formação de Sargentos (CFS 2019/2020), agora no interior do Estado nos polos de Ji-Paraná e Cacoal, atendendo o protocolo de segurança de enfrentamento ao coronavírus. Ao todo, 207 novos sargentos foram  formados em todo o Estado de Rondônia. O curso é considerado requisito obrigatório para a promoção de cabos da PM à graduação de 3º sargento da Polícia Militar.

Em respeito ao Decreto N° 25.348, de 31 de agosto de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo coronavírus, a Polícia Militar programou formaturas em locais distintos e em horários diferentes, separando os 207 novos sargentos por pelotões.

O Comandante Geral da PMRO, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, presidiu na parte da manhã de sexta-feira a formatura de conclusão do CFS 2019/2020 no Município de Jí-Paraná, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar, e na parte da tarde, foi a vez de presidir mais uma solenidade, agora em Cacoal, na sede do 4º Batalhão. “É muito gratificante estar junto a tropa vivenciando esse momento ímpar em suas carreiras” disse o coronel Almeida.

Também acompanharam as solenidades, o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Pachá e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel BM Gregório

 

Ensino a distância

O Curso de Formação de Sargentos 2019/2020 teve início no dia 26 de novembro de 2019, na modalidade de ensino a distância, sob a coordenação geral do coronel PM Rone Herton Dantas. A segunda fase do curso teve início em 27 de janeiro de 2020, de forma presencial, onde os alunos passaram a se dedicar exclusivamente às atividades, com rotinas diárias que envolviam instruções teóricas e práticas, treinamento físico militar e rotinas típicas para a formação do sargento PM.

No entanto, com a pandemia do coronavírus a Polícia Militar, em cumprimento ao Decreto Governamental, interrompeu as atividades por um período para buscar adequações. Após ajustes e planejamento, o curso foi retomado dia 20 de maio, novamente na modalidade de ensino a distância (EaD), com implementação de diferentes formas de avaliação dos alunos, teleconferências, pesquisa acadêmica e sabatinas de trabalhos, entre outros, e com a criação de novas coordenações de pólo, nos municípios de Guajará-mirim, Ariquemes e Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e em Porto Velho.

Para dar continuidade ao curso, a Polícia Militar garantiu o uso da tecnologia para que fossem ministradas as disciplinas ofertadas no método inteiramente EaD, utilizando ferramentas digitais aliadas à interação entre alunos a sargentos e instrutores (tutores), com a Plataforma Moodle, sendo um sistema de código aberto para a criação de cursos on-line, ou seja, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Jornada de conhecimento

Ao longo dos 10 meses de formação, os alunos a sargentos obtiveram conhecimentos em variadas disciplinas, como por exemplo: gestão integrada e comunitária, sistema eletrônico informatizado, uso diferenciado da força, direito administrativo disciplinar militar, polícia judiciária militar dentre outras que forneceram conhecimentos teóricos e práticos para que o sargento esteja capacitado para o exercício de suas funções.primeira etapa do Campeonato Rondoniense deste ano.

Baixe Nosso Aplicativo

Nosso Whatsapp

Siga Nossa Pagina no Facebook

Siga-nos no Instagram

TV CCMP AO VIVO

Fonte:  ASSESSORIA

Veja Também

Operação da Polícia Civil apreende 85 quilos de cocaína e mais de R$ 18 mil em Guajará-Mirim, RO

Edição 185 – Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

Eucatur volta a realizar embarque e desembarque interestadual no terminal dos 3 Coqueiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui